domingo, 17 de julho de 2016

Fazendo shaker sem a fuse

Eu sempre quis ter um shaker no meu planner. Pra quem não sabe, shaker é um dashboard (ou a primeira divisória sem aba), feito com saco plástico e que tem paetê, glitter, lantejoulas e outros itens dentro, que ficam soltos, se mexem e até fazem barulhinho ao mexer a página. Você já deve ter visto no Pinterest, não é algo tão simples de encontrar no Brasil graças a ferramenta utilizada para selar o plástico, a Fuse da We K memories.
Olhando a fuse ela parece muito com uma caneta de solda, mas ela tem duas pontas de encaixe: Uma que corta e parece com a ponta mais comum da caneta de solda e outra que é bem diferente, é uma roldana com dentes e é essa a utilizada para selar o plástico. Na foto também aparece a régua de metal.
Eu estava testando um shaker feito com plástico para plastificação, mas ainda não consegui nada muito legal, mas aprendi algo: Quando se trata de plástico e calor, você precisa aprender a controlar quanto calor e pressão cada plástico suporta.
Eu peguei três sacos plásticos e fui testando. Quanto mais fino o plástico, menor a resistência ao calor, então fui ligando e desligando a caneta de solda até aprender a resistência de cada plástico, como a caneta não tem um visor informando a temperatura, fazia um teste num pedaço de plástico a parte.
O plástico da Chez foi o melhor, por ter mais resistência ao calor e não precisa ligar e desligar a tomada o tempo todo. O meu era o plástico para cartão, o que  me levou para  a Kalunga para comprar o saco plástico A4. Depois de um tempo pesquisando, digo que você deve procurar por sacos que tenha na embalagem as palavras polipropileno, pp, cristal ou transparente, com espessura 0,10. Esse tipo de plástico tem brilho, não necessariamente precisa ser o da Chez, eu não achei uma embalagem com poucas unidades, então comprei um da Plastpark.


Além da caneta de solda e do plástico, você vai precisar de uma régua de metal, estilete glitter, lantejoulas, e outras coisas para decorar, papel cortado com a largura de1,5 cm e a altura das paginas do seu planner.

Antes de começar, a primeira coisa que você deve fazer é treinar um traço uniforme no plástico, com a caneta de solda ligada e com o auxílio da régua. A pressão que você faz tem que ser por igual, ou haverá partes que não derreterão e remendar pode deixar o acabamento feio.

Comece pelo papel lateral, que eu usei esse Poá vermelho. Coloque dentro do plástico e use a régua e a caneta de solda de lado, fazendo um risco bem ao lado do papel. Sempre comece o risco antes de onde começa o shaker, pois o primeiro contato da caneta normalmente é forte e derrete demais o plástico. De uma olhada em como saiu o risco, se ficou uniforme e se derreteu o plástico o suficiente, sem derreter de mais mas colando as duas partes do saco. Para evitar aberturas, sugiro que faça cada risco nos dois lados do plástico, exatamente em cima do primeiro risco. Ajuste o papel para que fique bem próximo ao risco e faça o segundo risco na lateral, bem ao lado do papel.


Usando uma folha do seu planner e a régua, faça o risco de baixo e o lateral, lembrando sempre de começar o risco um pouco antes e terminando depois. Observe os riscos e veja se colou as duas folhas do plástico.


Agora que falta apenas a parte de cima, vamos colocar as lantejoulas, paetês e outros itens de decoração (se você vai colocar o papel inteiro no fundo essa é a hora) e faça o risco de cima. Use os itens de enfeite para testar a resistência do plástico, se não tem furos na vedação. Se tiver vire a folha e faça um novo risco bem em cima do risco já feito, dos dois lados do plástico. Faça o risco começando antes e terminando depois, não tente vedar apenas onde esta solto ou apenas no tamanho da folha, pois vai ficar desigual, derretendo demais uma parte e outra não.

Para cortar os excedentes, use o estilete e a régua e faça o corte o mais próximo possível do risco que você fez com a caneta de solda.
Update: você pode cortar usando uma base dura, como uma pedra ou um vidro acrílico, e pressionando com força a caneta de solda. Onde não quiser cortar, use uma base mais macia.


Fiz muitos testes usando o conteúdo do shaker como peso, revelando pequenos furos e corrigindo, pois eu não quero que ele abra na minha bolsa ou em outro lugar.
Aqui está ela, acima do meu dashboard. Eu queria colocar essa imagem dentro do shaker, mas não queria comprometer o que já estava pronto e plastificado, por isso deixei o shaker sem fundo. Estou usando essa a um mês, começou a abrir um furinhos e eu usei novamente a caneta de solda. Se você forçar consegue abrir, mas se mantiver no shaker ela segura bem e quando abriu foi um furinho pequeno que nem deu pra sair a estrelinha.
 

Essa foi a minha dica de hoje, espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário